Olá, galerinha! Tudo bem? Hoje vamos iniciar o nosso conteúdo de Introdução a Eletrônica com conceitos básicos, porém que são de grande importância para a criação de futuros projetos. Estão preparados? Tem um palpite do que seja? Se você que está lendo falou sobre tensão, corrente e resistência está certíssimo! Vamos lá!
Já escutou falar de diferença de potencial? Não? Então deixa eu te falar o que é.
É o trabalho feito para deslocar cargas elétricas (elétrons) entre dois pontos. Isso também pode ser chamado de tensão. Mas e a corrente? Essa não é nada mais do que a movimentação dessas cargas num material com propriedades condutoras. Entretanto, alguns desses materiais podem ter características que fazem oposição a essas movimentação. Isso é chamado de resistência elétrica. Alguns componentes da eletrônica foram desenvolvimentos exatamente para trazer essa característica para os circuitos. Vamos trabalhar com eles logo.
Para acrescentar ainda mais, cada conceito desse pode ser representado por grandezas que fazem homenagens a grandes cientistas. Para a tensão temos o volt (v) em homenagem ao Alessandro Volta, para a corrente temos o ampére (A) para prestigiarbo André Marie Ampére e o Ohm para a resistência por causa do George Simon Ohm. Esse desenvolveu uma léi bem interessante que a gente vai falar agora.
A famosa 1° Léi de Ohm permite a descoberta de dessas grandezas físicas quando presentes em um circuito. Segundo ela, a tensão é proporcional a corrente elétrica que está estabelecida. Além disso, a razão entre a tensão e a corrente elétrica é sempre constante para resistores ohmicos. Ela pode é representada pela fórmula
U =R . i, onde:
U = tensão
R = resistência
i = corrente
Outro fato bem interessante sobre esse conteúdo é a existência de resistores. Você recorda que eu falei anteriormente que alguns componentes da eletrônica foram desenvolvidos exatamente para “resistir” a uma corrente elétrica? Pois é… são eles.


Há diversas versões deles que podem ser aplicados para diferentes situações e necessidades. Para a determinação da sua capacidade de resistência cada um é elaborado com cores diferentes para tornar o uso mais prático. Quer saber como diferenciar cada cor? É só dar uma olhada no vídeo que deixei abaixo. Assista, exercite e divirta – se!
Agora, depois de toda essa conversa vamos para a prática! Imagine que você tem um resistor de 12 Ω e uma corrente de 5 A e uma grande curiosidade de descobrir qual é a tensão. Como você vai fazer? Basta apenas colocar U = 12 × 5. E qual é a resposta? Essa dai vai ficar por conta da sua imaginação…nos vemos na próxima!