Semi-condutores

Olá, galerinha! Tudo bem? Já escutaram falar dos semi-condutores? São os componentes que estão no meio termo. Não são condutores, mas também não atuam como resistores. A sua capacidade de condução varia de acordo com a temperatura e um processo chamado de dopagem. As suas características estão relacionadas com os materiais químicos que constituem a sua composição como: o silício e o germânio. Podemos encontrar essa composição na fabricação de transistores, LEDs e diodos. Esse componentes são muito importantes para a Eletroeletrônica e vamos falar um pouco sobre eles.

Transistores: são componentes que contém a função se amplificar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica. Quando ocorre a amplificação ele é alimentado inicialmente por uma corrente de baixa intensidade que sairá com uma intensidade maior um dos exemplos mais comuns são os microfones. Para que tenha essas características são dopados de materiais que produzem cargas elétricas extras. Entretanto, o que é a dopagem? Não é nada mais do que um processo ao qual os átomos de silício são substituídos pelos átomos de boro, fósforo, gálio e outros. A partir dessa substituição podemos ter dois tipos de dopagem: tipo-n e a tipo-p. Na n ( carga negativa) os átomos adicionados são capazes de produzir um excesso de elétrons, mas na p(carga positiva) ocorre ao contrário, uma carência de elétrons. Legal, neh!? Mas você sabia que há 3 configurações possíveis para um transistor? A primeira delas é a de junção. Através dessa formatação ocorre a combinação de 3 camadas de silício com dopagens nas formas: p-n-p e n-p-n. A amplificação da corrente nessa situação ocorre através de “buracos”, pois é como se a carga positiva viajasse para o sentido contrário ao dos elétrons sendo interpretadas como regiões com falta de elétrons ou “buracos”.

Entretanto, os transistores de efeito de campo contém 3 camadas, mas são ativados por tensões elétricas. Esses componentes são mais baratos e o seu exemplo mais comum são os chips eletrônicos.

Para finalizar com chave de ouro temos configuração sanduíche. Essa conta com duas camadas de silício com dopagem tipo-n e tipo-p. Nessa formatação a passagem da corrente flui apenas em 1 sentido dando formatação para os diodos e um dos exemplos mais famosos são os LEDs que vamos falar um pouco agora.

O LED é um simples diodo que emite luz. Esse característica está relacionada com a passagem de corrente em um material de junção PN e logo em seguida emite uma radiação infravermelha.

Agora que já falamos de transistores vamos explicar um pouco sobre os relés.

Esses componentes podem funcionar como interruptores de corrente de acordo com um determinado fator ou configuração. O seu funcionamento é baseado num circuito interno que ao receber a corrente elétrica ativa um eletroimã que faz a mudança de posição de outro par de contatores que estão ligados a um circuito. Baseando-se nisso, há dois tipos de relés: o eletromecânico e o fotoelétrico. O primeiro tem o seu acionamento direcionado por uma parte mecânica de contato e acionamento através da passagem de corrente por uma bobina, mas o segundo tem o acionamento direcionado através de uma quantidade de luz. Abaixo estou deixando alguns vídeos que contém mais informações e umas práticas bem interessantes. Recomendo que dê uma olhada…você vai gostar!

Abaixo você pode encontrar conteúdos muito interessantes sobre sensores e atuadores:

http://automacaoerobotica.blogspot.com/2012/07/sensores-e-atuadores-aplicados-robotica.html?m=1#:~:text=Os%20sensores%20s%C3%A3o%20transdutores%2C%20ou,hidr%C3%A1ulica%2C%20pneum%C3%A1tica%20em%20energia%20mec%C3%A2nica

http://automacaoerobotica.blogspot.com/2012/07/sensores-e-atuadores-aplicados-robotica.html?m=1#:~:text=Os%20sensores%20s%C3%A3o%20transdutores%2C%20ou,hidr%C3%A1ulica%2C%20pneum%C3%A1tica%20em%20energia%20mec%C3%A2nica

Deixe um comentário